Pular para conteúdo

Controle biológico exige conhecimento técnico e manejo cuida

13/01/2017

Capacitação, assistência técnica e investimentos em logística são necessários para garantir que a tecnologia avance Darlene Santiago (darlene@sfarming.com.br) Na fazenda da Agrícola Pagrisa, produtora de cana-de-açúcar e grãos no Pará, uma área de 75 hectares cultivada com soja foi manejada apenas com biológicos na safra 2015/2016.



O manejo gerou resultados surpreendentes que a experiência está sendo replicada na área total cultivada com soja pela Agrícola Pagrisa, que soma seis mil hectares em duas fazendas, localizadas nos municípios de Paragominas e Ulianópolis (leia o caso de sucesso da Pagrisa aqui: Agentes biológicos podem revolucionar o controle de pragas na soja).   Porém, quem pretende apostar nos biológicos deve estar ciente de que a tarefa não é tão simples para os iniciantes. A experiência na safra 2015/2016 não foi a primeira tentativa da Pagrisa no mundo dos biológicos.



A empresa cultiva 14 mil hectares com cana-de-açúcar e, há uma década, tentou usar biológicos para controlar a broca-da-cana, mas não acertaram. “Não tivemos sucesso porque o monitoramento não era bem feito e não sabíamos o momento certo da soltura do inimigo natural”, conta Zancaner, diretor-presidente da Pagrisa.   De lá para cá, com a capacitação da equipe e assistência técnica, a Pagrisa acertou o manejo. Desde 2013, a broca da cana é controlada com o Trichogramma galoi e os biológicos avançam na lavoura de soja. “O produtor tem que experimentar. O ideal é iniciar em uma área pequena para aprender como se faz primeiro, porque o controle biológico exige um acompanhamento técnico muito bom”, diz Zancaner.  



Como evitar os erros? Para evitar erros no manejo, o produtor Haroldo Rodrigues de Godoy, que cultiva grãos no Mato Grosso do Sul, fez diferente: ele simplesmente terceirizou o serviço. “Já tinha ouvido falar sobre o controle biológico, mas não conhecia na prática. Comprei um pacote completo da tecnologia e não me preocupei com nada”, conta. Ele contratou a consultoria Agro Soluções, que se responsabilizou integralmente pelo monitoramento das pragas e aplicação do produto.  



Na fazenda Amoreira, com mil hectares em Maracaju (MS), Godoy experimentou o controle biológico pela primeira vez na safra 2015/2016. Numa área de 200 hectares da sua fazenda, foram realizadas duas aplicações e meia de biológicos, cartelas com ovos da vespa Trichogramma pretiosum. As aplicações ocorreram quando a soja estava com 30 dias, 45 dias e 60 dias, e a prestação do serviço, com o objetivo de controlar as lagartas da soja, custou R$ 80 por hectare. “O controle funcionou sem nenhuma aplicação de inseticida. O resultado me surpreendeu”, diz Godoy. “Só não vou dizer que a desfolha foi zero porque vimos uma ou outra folha comida por lagarta. Mas o controle foi um sucesso e vamos fazer de novo com certeza.”   Desinformação Para Alexandre De Sene, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Bug Agentes Biológicos, o gargalo que dificulta a adoção da tecnologia ainda é a desinformação. “O problema é a cultura do agricultor, ele já está acostumado a usar inseticidas há anos. É difícil mudar o manejo de uma hora para outra”, diz De Sene. “O produtor quer ver um resultado rápido e o biológico não mata a praga na hora, ele demora de três a quatro dias para começar a fazer efeito. Mas, a vantagem é que ele se multiplica no campo.”  



O produtor Haroldo Rodrigues de Godoy concorda. “Essa tecnologia existe há muito tempo, mas para nós é algo muito novo. Por isso que nem me atrevi a fazer o manejo sozinho, porque eu não saberia”, afirma. No entanto, o produtor acrescenta outra crítica. “O problema é a logística e a falta de pessoas capacitadas para divulgar essa tecnologia”, afirma. Godoy queria controlar o percevejo da soja na safra 2015/2016, mas não conseguiu por questões de logística, por exemplo. “O biológico não chegou a tempo e eu fiz três aplicações de inseticida para controlar o percevejo da soja. O transporte do produto biológico precisa melhorar.”


FONTE Uol Notícias