Pular para conteúdo

Campo ‘faz chover’ R$ 30 bilhões no PIB brasileiro

06/09/2017

A safra recorde que está sendo colhida com os principais cultivos do agronegócio brasileiro, aliada ao bom desempenho das exportações do setor, deve gerar deve gerar riqueza recorde para o país em 2017. Estudos mostram que o ramo pode crescer 10,74% neste ano – percentual que representa um incremento de mais de R$ 30 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB).



Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Banco Central e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a agropecuária se tornou o setor mais produtivo da economia brasileira. Sem aumento de gastos públicos, foi possível fazer mais com quase a mesma quantidade de terras.



Enquanto a área plantada aumentou 4%, a produtividade do campo avançou 22,8% na safra 2016/2017 – isso significa 727,9 quilos de grãos a mais por hectare, segundo o governo federal. O resultado colocou o Brasil no topo do ranking de países mais produtivos no campo, superando até mesmo as grandes potencias econômicas.



A lista, que é parte de uma pesquisa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e do Ministério da Agricultura brasileiro, começa com Brasil e segue com China, Chile, Japão, Argentina, Indonésia, Estados Unidos e México.


FONTE Gazeta do Povo